top of page

Projeto Ecolab na Sad

   Relatório parcial do Projeto Ecolab na Saad


Em 03 de Março de 2022 iniciamos, em parceria com a Ecolab - soluções criativas - o projeto Ecolab na Saad, que visa colaborar com a escola Maria Corrêa Saad, em Garopaba, para o aprimoramento do Novo Ensino Médio.
Nos dividimos entre as  chamadas Trilhas de Saberes, e entramos na Trilha Natureza,
Definimos, em conjunto, um norte para o trabalho com  o tema:
Entendimento do Saneamento Básico, com foco na Gestão de Resíduos, com a finalidade de exemplificar que a falta de saneamento gera problemas na área de saúde.
Durante os meses seguintes, afinamos os discursos, entendemos como os alunos se comportavam com a aplicação do projeto,  então, pelo fim de abril, focamos nas turmas de segundo ano com dois temas distintos: um focado para os resíduos sólidos e outro para os resíduos orgânicos.
Organizamos saídas de campo para visitar locais que têm trabalhos voltados à sustentabilidade com uma turma de segundo ano, e com todas as turmas de primeiro ano.
Realizamos várias idas ao laboratório de biologia, onde fizemos discussões e experimentos. Os alunos entenderam a necessidade de fazer relatórios.
Ao término, uma turma vai apresentar um livro de páginas de papel reciclado que eles mesmos fizeram no laboratório, e a outra turma vai implantar uma horta suspensa feita por eles mesmos no laboratório.
A previsão de encerramento é no dia 15/07/2022.
O acompanhamento das imagens pode ser feito pelas redes sociais.

Relatório Etapa BB de surf
Garopaba-2022

Após triagem e pesagem

chegamos a esses números  

Captura de Tela (1234).png

Observamos que:

  •  95% do plástico duro é formado por lacres 

  • O papel/papel não será encaminhado para reciclagem, pois está com muita areia, portanto também será, ao final, um rejeito.

  • Os canudos e palitos de pirulito, ao final, também são rejeitos.

  • O rejeito está com alto peso, pois tem materiais com muita areia, e outros que podem ser classificados como inservíveis, como por exemplo os pedaços de lona e carpetes

  • Os descartáveis, de nossa parte, não serão encaminhados para reciclagem por falta de conhecimento de indústria que tenha tal processo. Vamos destiná-los a empresa que faz a coleta comum na cidade, talvez esta possa enviá-los.

Relatório ODS

A partir das atuais atividades exercidas por Jane Vilella e sua empresa JANE RECICLA, percebe-se um forte comprometimento e engajamento na gestão de resíduos para geração de trabalho e renda, educação ambiental e responsabilidade social. Foram observados os seguintes impactos positivos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Objetivo 01 1.2 Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais

Objetivo 03 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos. Objetivo 04 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. Objetivo 08 8.4 Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o "Plano Decenal de Programas Sobre Produção e Consumo Sustentáveis”, com os países desenvolvidos assumindo a liderança.

Objetivo 8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.

Objetivo 10 10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. Objetivo 11 11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros

Objetivo 12 12.4 Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente adequado dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionalmente acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

Objetivo 12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Impacta positivamente também nos Objetivos 13, Ação Climática, 14 e 15, Preservação dos rios e oceanos e vida terrestre, pois quando há gestão de resíduos sólidos urbanos, os resíduos são destinados corretamente não poluindo rios e oceanos e não emitindo CO² para a atmosfera.

Jéssica de Mello Dondoni Consultora e Analista de Políticas Globais Bacharel em Relações Internacionais Especialista em ODS/Agenda 2030

bottom of page